O que fazer em Domingos Martins

O que fazer em Domingos Martins – ES?

Cidade com clima da montanha parece pacata, mas há muito o que fazer em Domingos Martins. A pouco mais de 50 km de Vitória oferece uma belíssima paisagem.

Originalmente a cidade foi colonizada por alemães, pomeranos e italianos, por isso carrega em sua arquitetura, traços europeus. Assim como diversos pontos turísticos são em homenagem aos antepassados, o Museu da Imigração tem peças que contam esta história.

A cidade é o roteiro ideal para quem curte um friozinho e um ar fresco. Nos meses mais frios do ano é o aconchego de casais que buscam clima de romance.

Foi promovida à “Cidade Verde” por ser cercada por Mata Atlântica. Isso já dá uma dica de que o ar puro e cenário paradisíaco é garantido.

Não falta o que fazer em Domingos Martins, pois o município conta com turismo de aventura, boa gastronomia e diversas atrações. Com certeza tédio não estará no seu roteiro. Em outras palavras, estas podem ser as melhores férias que você já teve.

Como saber o que fazer em Domingos Martins?

A prefeitura em esforço conjunto ao governo do estado vem incentivando o turismo na região. Tanto para cidadãos do Espírito Santo quanto visitantes de fora. A região se prepara cada dia mais para acolher os turistas.

Justamente a essa preparação, o município fundou a Casa do Turista em 2014. Quem chega na região pode se dirigir ao local e receber orientações. Tanto para o que fazer em Domingo Martins, quanto se hospedar e comer.

O site da prefeitura também é muito completo. Lá você encontra todas as informações uteis da cidade. Bem como seus pontos turísticos e atrações.

Entretanto para te ajudar a saber o que fazer em Domingos Martins separamos algumas opções de lugares. Estas, sem dúvidas, não podem estar de fora do seu roteiro.

Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão

A biblioteca existe há mais de 50 anos na cidade e têm mais de 20 mil títulos entre livros em alemão e português. O local é um importante marco na cultura da cidade além de promover conhecimento entre seus moradores.

Além disso, a arquitetura do local é muito bonita e diversos eventos são realizados lá. Vale a pena o passeio para aqueles que gostam de literatura.

Casa da Cultura

A construção datada em 1915 onde hoje é a Casa da Cultura foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1986. Neste local funciona também o Museu Histórico de Domingos Martins.

O museu é uma atração muito interessante, pois abriga diversos artefatos da época da colonização. Frequentemente seus visitantes se surpreendem com peças muito peculiares que estão em exposição.

Documentos, fotos, gramofones e utensílios domésticos fazem parte da coleção. Mas a xícara que protege de molhar os bigodes é o que mais chama atenção.

O que torna o passeio mais interessante ainda é poder praticamente realizar uma viagem ao passado. Ver como foi construída toda uma sociedade com costumes que foram trazidos de tão longe e adaptado ao nosso país.

 

Rua do Lazer

Uma rua fechada onde só entram pedestres, está cheia de restaurantes e bares prontos para fisgarem os estômagos dos turistas. Lá se encontra opções para todos os gostos.

Entretanto estamos falando de uma cidade que foi colonizada por alemães, certo? Então é lá que você vai encontrar a gastronomia alemã de melhor qualidade.

Chucrutes, salsichão e torta alemã você encontra lá. Além de cervejas artesanais produzidas por cervejarias locais e licores também de fabricação artesanal.

Praça Domingos José Martins

A praça tem um busco do home que serviu como inspiração na nomeação da cidade. Domingos Martins foi um dos líderes da Revolução Pernambucana, infelizmente derrotado e morte em 1817 na Bahia.

Também conhecida como Praça da Biquinha, por conta de sua fonte de água pura. Além da homenagem a praça em si é belíssima. Repleta de flores é um cenário muito romântico.

É uma boa opção para uma caminhada leve e um bom lugar para sentar e relaxar. Apreciando a beleza da cidade e curtindo o clima serrano.

Reserva Kautsky

Com mais de 300.000m² de Mata Atlântica preservada, a reversa é repleta por uma fauna e flora magnífica. A área que faz parte do Instiruto Roberto Kautsky que é uma iniciativa sem fins lucrativos.

Com 15 trilhas diferentes proporcionam ao turista uma experiência única. O intuito desta iniciativa é manter a preservação do local, respeitando a natureza. A mensagem é passada a todos àqueles que passam por lá.

Além disso, existe uma estradinha que chega até a Capela da União, no ponto mais alto do morro com 850 metros. A vista do local é privilegiada e de lá é possível observar a Terceira ponte, que liga Vitória à Vila Velha.

A subida para este ponto só é possível a pé e com guias locais. Mas não é nem preciso dizer que o esforço vale muito a pena.

Parque Estadual da Pedra Azul

Este parque deve estar em primeiro lugar da sua lista sobre o que fazer em Domingos Martins. A fim de proteger o ecossistema da região o Parque Estadual da Pedra Azul tem este nome devido à formação rochosa que possui 1822 metros.

O local está em torno de 50 km da região central de Domingos Martins é de fácil acesso e possui pousadas em seu entorno. No local é possível fazer trilhas que atendem a capacidade de seus visitantes. Onde é possível até se banhar em piscinas naturais.

 

A cidade capixaba mais alemã que existe

A cidade é rica em cultura, história e belezas naturais. É um verdadeiro refugio de paz e sossego na região serrana do Espírito Santo. Para quem quer desacelerar da vida urbana e se reconectar este é o destino certo.

Em suma esta foi uma pequena amostra do que a cidade tem para oferecer. Há muito mais o que fazer em Domingos Martins, mas aí você que terá que descobrir chegando lá.

Conta para gente qual destas sugestões te interessou mais! Compartilhe também em suas redes sociais esta cidade capixaba com toque alemão.

1 comentário em “O que fazer em Domingos Martins – ES?”

  1. Pingback: Conheça Vitória e suas belezas naturais! - Capixaba News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *