Cachoeiro de Itapemirim inicia a XV Conferência Municipal de Assistência Social
Comemorando os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cachoeiro de Itapemirim deu início nesta quinta-feira (10) à XV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci), ocorre no CRAS Jardim Itapemirim e se configura como um espaço de escuta e diálogo sobre as políticas públicas de assistência social na cidade.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, entre elas a juíza Dra. Priscilla Bazzarella de Oliveira, o promotor da Vara da Infância e Juventude Dr. Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, a presidente do Comasci Maria Cristina Athayde Soares, a assistente social e assessora especial da Semdes, Maria Augusta Gava, e a assessora especial de Governo, Norma Ayub, que representou o prefeito Theodorico Ferraço.
Norma Ayub enfatizou a relevância do encontro, ressaltando que “a Conferência é um momento fundamental de escuta ativa. Aqui, poder público, trabalhadores da assistência, usuários e entidades constroem, juntos, propostas que garantam direitos e promovam cidadania”.
Como uma instância deliberativa, a Conferência reúne gestores, trabalhadores, sociedade civil e usuários do SUAS com a finalidade de avaliar ações, discutir avanços e desafios, além de propor diretrizes que reforcem o SUAS nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Os eixos temáticos da XV Conferência incluem:
- Universalidade do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades.
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.
- Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Proteção social, segurança de renda e inclusão.
- Gestão democrática, informação e comunicação transparentes: Participação social no SUAS.
- Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A programação segue nesta sexta-feira (11), com a palestra de Vanderson Roberto Peruzzi Gaburro, representando a Federação das APAEs do Espírito Santo. A parte final do evento consistirá em trabalhos em grupo para a elaboração de propostas. Ao término, seis delegados serão escolhidos para representar Cachoeiro na XVI Conferência Estadual de Assistência Social, levando as demandas e deliberações do município ao debate em nível estadual.
A realização da XV Conferência enfoca o compromisso da gestão municipal com uma assistência social efetiva e orientada às necessidades da população mais vulnerável.
Cachoeiro realiza XV Conferência de Assistência Social e reforça compromisso com os 20 anos do SUAS – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES



