Investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta têm sucesso na ampliação do acesso a exames diagnósticos, fortalecendo a capacidade de atendimento da rede pública. Com mais de 300 tipos de exames disponíveis, a iniciativa busca atender desde análises de rotina até procedimentos mais complexos, beneficiando a população local.
Dados da Prestação de Contas da Saúde do primeiro quadrimestre de 2026 revelam um aumento significativo na realização de exames laboratoriais e especializados, com um total de mais de 105 mil exames realizados até o início do ano. Dentre esses, o Laboratório Municipal foi responsável por 85.985 exames, representando um crescimento de 31% em relação ao último quadrimestre de 2025, quando foram realizados 65.754 exames. O número de pacientes atendidos também cresceu, passando de 5.897 para 6.353.
A eficácia da rede municipal se reflete também nos exames realizados por laboratórios terceirizados, que totalizaram 19.622 exames, em comparação aos 15.112 do período anterior. O atendimento a pacientes dessa iniciativa alcançou 4.558 pessoas.
Segundo o secretário municipal de saúde, Renato Lorencini, os dados expressam o compromisso da gestão em proporcionar um acesso mais ágil aos serviços de saúde. Ele destacou: “Quando ampliamos a oferta de exames, conseguimos agilizar diagnósticos, iniciar tratamentos mais rapidamente e oferecer mais qualidade de vida para a população”.
Neste primeiro quadrimestre, foram realizados também 2.809 exames especializados, incluindo ultrassonografias, eletrocardiogramas e monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA).
As informações apresentadas nesta matéria são derivadas da Prestação de Contas da Saúde do primeiro quadrimestre de 2026.
Foto: Nome do autor da foto




