conheça Marataízes

Conheça Marataízes e suas belezas Naturais

Se pudéssemos te dar um conselho de destino de viagem ele seria: conheça Marataízes! Uma linda cidade ao sul do litoral do Espírito Santo. Afinal, é um roteiro surpreendente.

Também conhecida como “a pérola capixaba” o município conta com uma infraestrutura ótima para quem deseja uma rota diferente. Além disso, tem atração para os mais diferentes gostos. Por exemplo:

  • Monumentos históricos;
  • Ilhas;
  • Lagoas;
  • Gastronomia singular;
  • Muita praia.

O Espírito Santo, em comparação aos seus vizinhos da região Sudeste, acaba sendo um pouco esquecido pelas empresas de turismo. Mas podemos garantir que este é um erro enorme, já que o Estado conta com belíssimas paisagens. Não deixando nada a desejar se comparado aos estados vizinhos.

O estado capixaba possui muitos lugares paradisíacos que deixam qualquer turista de queixo caído. E o governo estadual e federal vem trabalhando arduamente para reforçar a rota turística do Espírito Santo. Melhorando cada dia mais a estrutura das cidades para atender melhor os viajantes.

E a cidade de Marataízes é um destes destinos incríveis que existe no estado. A cidade que fica à 127 km da capital Vitória tem acesso facilitado por rodovias, tornando possível o acesso através de carro ou ônibus.

Em primeiro lugar, para que você conheça Marataízes vamos saber um pouco mais de sua história e como ela surgiu.

Conheça Marataízes e sua história

A cidade foi habitada por índios das tribos Puris e Tupis em tempos remotos. Tem seu primeiro registro da chegada dos europeus em 1539. Já no ano de 1700, chegaram da Bahia Domingos Freitas Bueno Caxangá, Pedro Silveira e outros, a fim de estabelecer-se.

A história da cidade de Marataízes se mistura muito com a do município de Itapemirim. Pois ambas eram uma só quando a região começou a ser desbravada e povoada.

Esta região sempre teve como característica a facilidade para a criação de rotas de transporte. Por isso se considera que foi o ponto de partida da colonização do sul do estado.

Além das vias terrestres a região era muito favorecida por seu litoral. O que tornava fácil o acesso de embarcações para entrada e saída de pessoas e mercadorias na região.

Um dos mais preciosos patrimônios arquitetônicos da cidade, o velho Trapiche, foi construído pelo Barão de Itapemirim. Sua construção é datada entre 1860 3 1883 e tinha finalidade de servir como armazém de produtos agrícolas.

O local também foi endereço do escritório da Coletoria Estadual de Imposto. Entretanto com a construção da estrada de ferro e das rodovias o local deixou de ser usado. Sendo desativado em seguida nos anos 50, com o tempo tornou-se ruínas.

Outras relíquias do tempo passado são: o Palácio das Águias (construído no século IXX) e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (séc. XVIII). Caso você conheça Marataízes, este é um passeio quase obrigatório.

Somente em 1992 o município de Marataízes é criado e em 1997 se desmembra de Itapemirim. Tornando-se uma cidade completamente independente.

O que significa Marataízes

Diversas versões para criação do nome circulam pelo povo da cidade. Uma delas define que o significado seja “água que corre para o mar” em tupi-guarani.

Já outros, contam que o nome vem de uma lenda indígena sobre a índia Ísis. Que ao falecer casou muita tristeza em seu povo, que os fez bradar: “Mataram Ísis”.

Ainda com relação ao povo original da região, há a lenda de que o nome vem de outra índia, chamada Taís. Que ganhou como presente do chefe da tribo e seu pai, a praia em que o povo habitava, sendo originalmente “Mar Taís”.

Independente de qual destas seja a real história sobre o nome, a verdade é que a cidade é repleta de belezas naturais. O torna uma experiência única para quem conheça Marataízes.

As belezas naturais de Marataízes – Conheça Marataízes

O município banhado pelo Oceano Atlântico tem como característica, florestas tropicais próximas ao mar. As praias são retas, em sua maioria, e é um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Marataízes tem mais de 25 km de praias e grande parte delas existem trechos desertos, onde o turista pode se sentir livre. Além disso, na região sul da cidade existe também falésias á beira mar.

Tem praias para todos os gostos: urbanizadas, com píer, badaladas, com poucas ondas, com calçadão, de areia dourada, areia preta, entre outras. É só escolher a que mais lhe atrair para que conheça Marataízes.

As mais famosas da cidade são: Praia dos Namorados, Praia do Centro, Praia das Falésias e Praia do Siri. Cada uma mais encantadora que a outra e com características singulares e de fácil acesso.

Para quem gostar, Marataízes também conta com lagoas estonteantes, como a Lagoa do Siri. Fica ao lado da Praia do Siri e conta com estrutura de quiosques e geralmente lota no verão. O que torna o local um point ideal de agito e diversão.

Marataízes também oferece atividades ao ar livre e a prática de esportes radicais. Além de crescer no turismo de aventura, graças às suas cachoeiras e trilhas. As condições geográficas da cidade facilitam para que tais atividades aconteçam.

Por ser uma grande produtora nacional de abacaxis, diversas regiões da cidade são cobertos pelos campos de plantação. O que surpreende o turista com uma linda vista.

Se isto tudo não for o suficiente para o turista, a cidade ainda tem uma diversidade de esportes náuticos para serem praticados. Assim como passeios de barco e pontos históricos de tirar o folego. Nada de tédio durante a viagem, passeios não irão faltam para quem visitar Marataízes.

O novo destino para sua viagem

Você também não achou a cidade surpreendente? Marataízes é sem dúvidas um ótimo destino de viagem. Pois além de belezas naturais conta com um povo muito acolhedor.

Quando foi programar suas férias pense nesta cidade antes de escolher outro destino. Na sua próxima viagem conheça Marataízes! Esta bela cidade pode te proporcionar férias inesquecíveis!

Se você já visitou conta para gente o que achou desta cidade nos comentários. Compartilhe também nas duas redes sociais este artigo, para que mais pessoas se encantem com Marataízes.

1 comentário em “Conheça Marataízes e suas belezas Naturais”

  1. Pingback: Como chegar em Marataízes? - Capixaba News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *