=== Top 5 ===

Relacionados

Prefeitura de Cachoeiro capacita Agentes de Combate às Endemias em projeto piloto

Cachoeiro de Itapemirim Capacita Agentes de Combate às Endemias em Ação de Enfrentamento a Escorpiões

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na noite de terça-feira (23) uma capacitação prática voltada aos Agentes de Combate às Endemias (ACE). A ação, realizada no distrito de São Vicente, focou na busca ativa e captura noturna de escorpiões, com o objetivo de potencializar o enfrentamento a esses animais peçonhentos.

O treinamento prático é parte de um ciclo de capacitação que começou na modalidade teórica. Sob a coordenação da equipe técnica da Vigilância Ambiental, os agentes aprenderam a identificar os esconderijos dos escorpiões e a manusear corretamentamente os equipamentos de proteção, aplicando técnicas seguras para o recolhimento dos espécimes.

A escolha de São Vicente para o projeto piloto foi estratégica, dada a presença de características favoráveis à proliferação dos escorpiões na região. Durante a operação, os agentes conseguiram capturar diversas unidades do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie que apresenta risco à saúde da população.

O Gerente de Vigilância Ambiental, Fabio Gava, ressaltou a importância da capacitação prática: “O dia foi de irmos a campo fazer a captura e ampliar o trabalho e conhecimento dos agentes, que já haviam passado pelos treinamentos teóricos. A equipe de vigilância está capacitando seus profissionais para a captura técnica, mas o trabalho de orientação e cuidado com a população continua fundamental na prevenção de acidentes”, afirmou.

Além da capacitação em campo, os agentes já tinham realizado diversas ações preventivas no distrito de São Vicente, como visitas de orientação às residências. Nesses encontros, foram repassadas informações sobre a limpeza de quintais, eliminação de entulhos e vedação de frestas, ações essenciais para evitar a entrada de escorpiões nas casas.

Os dados epidemiológicos deste ano indicam a urgência dessa capacitação: de 1º de janeiro até 20 de junho, Cachoeiro de Itapemirim contabilizou 77 casos de acidentes por animais peçonhentos, com 51 ocorrências associadas a escorpiões, representando 66% do total.

Com o êxito da iniciativa em São Vicente, a Vigilância Ambiental pretende estender o programa de treinamento de captura para outras equipes e distritos acompanhados. A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ressalta que a participação da comunidade na manutenção de ambientes limpos é uma medida essencial para a diminuição dos riscos de acidentes.

Foto: Divulgação/PMCI

Vigilância Ambiental realiza treinamento prático noturno para captura de escorpiões em São Vicente – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidos