Conheça Itaúnas

Conheça Itaúnas e suas belezas naturais.

Se procura um destino de tranquilidade e cenário paradisíaco, a dica é: conheça Itaúnas. Uma pequena vila que fica ao norte do Espirito Santo.

Também conhecida como Dunas de Itaúnas é o retrato perfeito tranquilidade. Ainda que seja um destino turístico a pequena vila não perde sua simplicidade. Pousadas rústicas, igrejinha na praça e comida caseira são um bom retrato de Itaúnas.

Praias selvagens, as dunas e o Parque Estadual são alguns atrativos que pode fazer com que você conheça Itaúnas. Embora um seja um pouco distante, há muito para ser visto no pequeno vilarejo.

Itaúnas faz parte do município de Conceição da Barra, localizada à 270 km de Vitória. O vilarejo mantém até hoje os costumes e tradições dos antigos. Embora um pouco da modernidade possa ter se aproximado.

Embora faça parte do Espírito Santo o vilarejo faz fronteira com a Bahia. E seu nome é de origem indígena que significa “Pedra Negra”. Decerto por conta das pedras escuras que se encontra no fundo do Rio Itaúnas.

Conheça Itaúnas e se surpreenda com a beleza da vila. Certamente este lugar entre as dunas pode ser um refúgio da rotina movimentada.

Motivos para que conheça Itaúnas

Pode se dizer que Itaúnas é um presente da natureza. Pois belezas para admirar não faltam neste vilarejo capixaba.

O lugar tem uma capacidade ímpar de encantar seus visitantes. Portanto não é surpresa acontecer um amor à primeira vista entre quem conheça Itaúnas.

A fim de facilitar a sua experiência, separamos aqui algum dos melhores motivos para conhecer Itaúnas. Só pra ilustrar o quanto a vila pode ser um destino de férias diferente do habitual.

Tradição e cultura local

Por ser uma vila pequena, a maioria dos costumes antigos se mantém vivos no dia a dia dos locais. Por exemplo, a pesca que ainda é realizada com canoas construídas a partir de árvores.

Os pescadores locais mantêm o sustendo de suas famílias graças ao mar que rodeia o vilarejo. Além disso, são a maior fonte dos ingredientes frescos da gastronomia local.

Já que a vila é bem pequena, boa parte das ruas ainda é de terra. O que torna possível um passeio descalço para relaxar nas noites de verão.

A música também é uma característica forte da cultura local. Portanto será muito fácil encontrar um forró arrasta pé para se divertir a noite. Durante o mês de julho diversos grupos se apresentam no maior festival de forró.

A culinária local é um atrativo também muito interessante. Pois carrega todo tradicionalismo e cuidado das cozinheiras locais. Tudo é preparado de maneira caseira e carinhosa. Em outras palavras a comida com afeto é o que encontrará por lá.

Dunas

Umas das principais características da vila de Itaúnas são as dunas. Compostas de areia dourada e fofa podem chegar a mais de 30 metros de altura.

As dunas que conhecemos hoje se formaram próximo dos anos 70. Logo após nos idos dos anos 90 começaram a se tornar mais populares para turistas. Além disso, foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A subida pelas dunas pode ser feita com a ajuda de motoristas de bugues ou triciclos. Assim facilitando o passeio para os turistas. Os motoristas que guiam os passeios criaram rotas onde o visitante pode admirar a beleza natural das dunas.

Além disso, assistir o pôr do sol sobre as dunas é um espetáculo a parte. Certamente é um cenário digno de uma pintura de valor inestimável. Entretanto é dado totalmente gratuito pela natureza diariamente.

Parque Estadual de Itaúnas

Dentro do parque está localizada a Praia de Itaúnas. Está ao fim de um trecho de dunas e é um refresco para quem conclui o passeio. Além disso, é ideal para a prática de kitesurf por conta de seus ventos.

O parque é um ponto turístico e uma área de preservação ambiental que visa proteger a vegetação natural da região. Possui uma extensão de 25 km de praias onde os visitantes podem relaxar e curtir o visual.

Ao mesmo tempo o parque ainda contra com trilhas que permitem que o turista explore a região. Dentro do parque também é possível visitar sítios arqueológicos.

Entretanto o parque possui algumas regras que devem ser respeitadas. Por exemplo, não utilizar fogueiras nem churrasqueiras. Ou ainda escorregar nas dunas, pois isto pode alterar a formação e afetar a preservação do sítio arqueológico.

Praias

Além da Praia de Itaúnas que citamos há ainda outras que são um belo motivo para que se conheça Itaúnas. Todas são cenários cinematográficos que arrancam suspiros de qualquer um que as visite.

A Praia de Riacho Doce é também bastante popular entre as praias do vilarejo. Localizada à 26 km de Itaúnas esta praia marca o exato ponto da divisa entre Espírito Santo e Bahia.

Apesar de não contar com uma infraestrutura muito avançada, Praia do Riacho Doce é um ótimo local. Pois seu mar é tranquilo e propício para o banho. Seu acesso pode ser feito tanto de carro quanto a pé. Mas vale lembrar que é uma grande caminhada.

Costa Dourada é uma praia que já está dentro do território baiano. Porem devido à sua proximidade à Itaúnas vale a pena esticar a visita até lá. Possui uma formação rochosa que fica dourada quando iluminada pelo sol. Por isso o nome.

Vilarejo encantador

Em suma é possível afirmar que Itaúnas é um destino incrível. Um santuário de sossego criado pela natureza. Onde é muito fácil achar abrigo em meio a uma rotina agitada.

A pequena vila é pacata e muito tranquila durante quase todo o ano. Mas caso goste de agito a cidade se ilumina nos meses de janeiro e julho. Onde as festas de carnaval e festival nacional do forró agitam os moradores.

Belas praias, boa diversão e povo muito receptivo são atrativos suficientes para que conheça Itaúnas. Pense como uma boa opção de roteiro para suas próximas férias.

Além de um visual fora de série, ainda será possível se divertir com a vida noturna dançante da vila.

Ficou com vontade de conhecer Itaúnas? Conta aqui pra gente nos comentários. Compartilhe também este artigo sobre este pequeno paraíso em suas redes sociais.

1 comentário em “Conheça Itaúnas e suas belezas naturais.”

  1. Pingback: Onde fica Piúma e o que Fazer! Conheça o lugar e suas belezas naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *